10 vídeos (TED talks) sobre biofilia, design biofílico, e sobre como tornar nossas cidades mais verdes

10 vídeos (TED talks) sobre biofilia, design biofílico, e sobre como tornar nossas cidades mais verdes

A hipótese da biofilia sugere que as pessoas têm uma tendência natural a buscar conexões com a natureza. Nos vídeos abaixo, aprenda como o design biofílico pode melhorar nossa saúde e bem-estar ao trazer mais natureza para nossas cidades


As pessoas estão percebendo cada vez mais (e a ciência está mostrando) que passar tempo em contato com a natureza tem um poder restaurador. Alivia o estresse, melhora nosso humor e em alguns casos pode até acelerar a cura de traumas físicos e psicológicos

Nos vídeos abaixo, aprenda mais sobre biofilia diretamente com especialistas da área. Descubra como o design biofílico e a arquitetura verde estão gerando iniciativas para trazer mais natureza às nossas cidades e veja as transformações positivas que isso traz para a vidas dos moradores.

Se depois de assistir às palestras você ainda quiser aprender mais sobre biofilia e suas aplicações, não deixe de dar uma olhada no nosso guia completo sobre o assunto. Lá você encontrará definições e referências a pesquisas científicas sobre o assunto; além de aprender práticas que irão trazer mais natureza para sua vida e te ajudarão a aproveitar ao máximo o verde que já está ao seu redor. Eu garanto que você ficará surpreso com os benefícios que a natureza pode trazer ao nosso bem-estar!


* Nota: Os vídeos estão em inglês, mas é possível selecionar legendas em português clicando no menu no canto inferior direito dos vídeos. As descrições abaixo foram traduzidas livremente a partir dos originais em inglês e podem não ser 100% fidedignas.

O mundo biofílico – Owen Bjorgan

The Biophilic World 

“Nesta palestra inspiradora, Owen nos conduz através de sua aventura percorrendo os 885 quilômetros de extensão da Bruce Trail, no sul de Ontário, Canadá, quando ele tinha apenas 20 anos. Ele conta o que esta caminhada lendária significou para ele e nos ajuda a conectar com o mundo natural ”

Integrando a natureza a ambientes urbanos – Bianca Bodley

Integrating nature into urban environments

“E se as cidades fossem mais ‘selva’ e menos ‘selva de concreto’? E se a natureza e os ambientes urbanos fossem perfeitamente integrados? Bianca aborda estas e outras questões relacionadas.”

Edifícios verdes são mais do que tijolos e alvenaria – Bryn Davidson

Green buildings are more than brick and mortar

“Edifícios ecológicos nos ajudarão a lidar com a mudança climática… certo? Os edifícios verdes podem sim fazer a diferença, mas apenas se prestarmos atenção às questões certas. Só quando começarmos a ver todas as formas como nossos prédios impactam o clima é que poderemos dar passos em direção à mudança real positiva. A tecnologia não é nova, as estratégias não são complicadas – o difícil é mudar nossa forma de pensar sobre o que significa construir ‘verde’ ”.

Além da casa passiva: a conexão com a natureza – Tom Bassett-Dilley

Beyond Passive House: The Nature Connection

“Embora a eficiência energética seja um componente crítico da sustentabilidade, sua aplicação deve ser guiada por princípios de saúde e beleza. Esta palestra apresenta a biofilia no contexto do design, discute a conexão entre a natureza e o ser humano, e apresenta exemplos de projetos de construção que incorporam tanto a ultra-eficiência quanto o design biofílico ”.

Uma abordagem diferente para casas sustentáveis – Craig Jarvis

A different approach to sustainable housing

“É fácil entender porque nos preocupamos com eficiência energética, diz o designer de arquitetura Craig Jarvis, mas esse não deveria ser nosso principal foco. É hora de adotarmos uma nova abordagem para construir, uma que coloque as pessoas e nossa conexão com a natureza no coração do que fazemos ”.

Sustentabilidade hedonista – Bjarke Ingels

Hedonistic Sustainability

“Bjarke Ingels impressiona o público com sua inteligência e suas soluções arquitetônicas improváveis ​​ao redor do mundo. Prepare-se para ficar deslumbrado ”.

3 contos rápidos sobre arquitetura – Bjarke Ingels

warp-speed architecture tales

“O arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels apresenta histórias, fotos e vídeos dos seus designs ecológicos. Seus edifícios não apenas parecem parte da natureza – eles agem como a natureza: bloqueando o vento, coletando energia solar e criando vistas deslumbrantes ”.

Casas mágicas feitas de bambú – Elora Hardy

Magical houses, made of bamboo

“Você nunca viu edifícios como estes! As deslumbrantes casas de bambu construídas em Bali por Elora Hardy e sua equipe se contorcem, curvam e surpreendem a todo momento. Elas desafiam as convenções porque o próprio bambu é tão enigmático. Não há dois pedaçoes de bambu iguais, então cada casa, ponte e banheiro é completamente única. Nesta bela conversa, ela compartilha o potencial do bambu como um recurso sustentável e atiça a imaginação.”Tivemos que inventar nossas próprias regras”, diz ela.

Casa passiva pré-fabricada – Bill McDonald

Pre-Fab Passive House 

“E se os edifícios pudessem obter independência e sustentabilidade energética? O resultado poderia ser 90% menos consumo doméstico de energia, maior qualidade de vida, ar mais limpo dentro das habitações e maior conforto dos ocupantes. Talvez isso seja possível nessas casas pré-fabricadas nas quais todo o arcabouço da construção é feito fora do local da obra em uma instalação semi-automatizada”.

Por que os edifícios do futuro serão moldados por… você! – Marc Kushner

Why the buildings of the future will be shaped by… you

“Arquitetura não é só matemática ou zoneamento – é também fortes emoções”, diz Marc Kushner. Em uma conversa arrebatadora – e muitas vezes engraçada – ele passa pelos últimos trinta anos de arquitetura para mostrar como o público, que antigamente era desconectado do processo de design, agora se tornou uma parte essencial do mesmo. Com a ajuda das mídias sociais, o feedback do público chega aos arquitetos até mesmo anos antes do edifício começar a ser construído. O resultado? Arquitetura que faz por nós mais do que nunca ”.

Esperamos que você tenha gostado dos vídeos e que tenha se inspirado para levar a natureza cada vez mais aos nossos ambientes urbanos! Como sempre, não se esqueça de compartilhar suas opiniões e perguntas conosco!

Leave a Reply

Close Menu
×
×

Cart