10 vídeos (TED talks) sobre mindfulness e os seus benefícios
Zen Mindfulness Peaceful Relax Waterfront Rest

10 vídeos (TED talks) sobre mindfulness e os seus benefícios

Vivemos em uma época de constante distração. Smartphones, TV, anúncios… sempre há algo disputando nossa atenção e nos bombardeando com informações. O resultado muitas vezes é ansiedade, exaustão e uma sensação de que a vida está passando depressa demais. Porém, existem técnicas que podem nos ajudar.


Uma das melhores maneiras de combater essa cultura de distração é treinar nossa mente para ser mais presente e focada. Uma dessas técnicas é o chamado mindfulness, que nos ensina a prestar atenção aos nossos sentimentos, pensamentos e sentidos. Com um pouco de treinamento já é possível aumentar nossa autoconsciência e fazer com que nossa mente permaneça mais presente.

Nos vídeos e abaixo, aprenda mais sobre mindfulness e seus benefícios diretamente de pessoas que trabalham com a técnica. Como veremos, praticar a atenção plena nos ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Além disso, também pode nos ajudar a combater maus hábitos e aumenta nossa sensação de bem estar e felicidade . Nada mal, certo?

Quer aprender mais sobre como treinar sua atenção e ter uma mente mais presente? Dê uma olhada no nosso guia passo a passo sobre meditação e nessas palestras selecionadas sobre meditação


* Nota: Os vídeos estão em inglês, mas é possível selecionar legendas em português clicando no menu no canto inferior direito dos vídeos. As descrições abaixo foram traduzidas livremente a partir dos originais em inglês e podem não ser 100% fidedignas.

Tudo que é preciso são 10 minutos de atenção plena – Andy Puddicombe

All it takes is 10 mindful minutes

“Qual foi a última vez que você ficou sem fazer absolutamente nada por 10 minutos? Sem mandar mensagens, conversar ou até pensar? O especialista em mindfulness Andy Puddicombe descreve o poder transformador de limpar sua mente por 10 minutos todo dia: simplesmente estar atento e vivenciar o momento presente. (Não, você não precisa de incenso ou de se sentar em posições desconfortáveis.)”

Quer ser mais feliz? Fique no momento – Matt Killingsworth

Want to be happier? Stay in the moment

“Quando nos sentimos mais felizes? Para responder a esta pergunta, Matt Killingsworth criou um aplicativo chamado “Track Your Happiness” (Monitore sua felicidade), que permite que pessoas relatem seu nível de felicidade em tempo real. Alguns resultados foram surpreendentes: muitas vezes somos mais felizes quando estamos totalmente envolvidos no momento presente. E o oposto também é verdade: quanto mais a nossa mente se dispersa, menos felizes nos sentimos. ”

Uma maneira simples de mudar um hábito – Judson Brewer

A simple way to break a habit

“Será que podemos quebrar maus hábitos se formos mais curiosos a respeito eles? O psiquiatra Judson Brewer estuda como práticas de mindfulness afetam nossos vícios – seja fumar, comer demais ou todas aquelas coisinhas que fazemos mesmo sabendo que não deveríamos. Aprenda mais sobre como os hábitos são formados e descubra uma técnica simples, porém profunda, que pode ajudá-lo a resistir àquela vontade de fumar, fazer um lanche ou mandar uma mensagem enquanto dirige. ”

O poder da atenção plena: aquilo que você pratica se fortalece – Shauna Shapiro

The Power of Mindfulness – What You Practice Grows Stronger

“Como mudamos? Nesta palestra pioneira, a Dra. Shauna Shapiro se baseia tanto na neurociência moderna quanto na sabedoria antiga para demonstrar como a atenção plena (mindfulness) pode nos ajudar a realizar mudanças positivas em nossos cérebros e em nossas vidas ”.

Como mindfulness e meditação podem redefinir dor, felicidade e satisfação – Dr. Kasim Al-Mashat

How mindfulness meditation redefines pain, happiness & satisfaction

“Nesta palestra, Kasim ensina como mindfulness pode influenciar processos de cura, transformação e paz. Sua paixão é promover o sentimento de alegria, autenticidade e presença das pessoas. Kasim também fala sobre o uso de risadas e da yoga do riso para promover o bem-estar.”

Como mindfulness pode te ajudar a viver no presente – Rev. Takafumi Kawakami

How mindfulness can help you live in the present

“Reverendo Takafumi Kawakami, vice-presidente-chefe do Templo Shunkoin de Kyoto, apresenta a atenção plena como um dos temas centrais do budismo zen e da meditação. Ele nos inspira a desacelerar nossas vidas para que possamos permanecer fiéis ao momento presente ”.

Mindfulnes e integração neuronal – Daniel Siegel

Mindfulness and Neural Integration

“Daniel Siegel é médico e professor clínico de psiquiatria na UCLA, co-diretor do “Mindful Awareness Research Center”, diretor executivo do “Mindsight Institute”, autor e ganhador de diversos prêmios e bolsas honoríficas. Nesta palestra ele examina como Relacionamentos e momentos de Reflexão promovem Resiliência em crianças, funcionando como e os “3 R’s” básicos para uma nova educação interna da mente. ”

Não tente ser “mindful” – Daron Larson

Don’t try to be mindful

Daron Larson afirma que, embora mindfulness comprovadamente ajude a diminuir o estresse e aumentar o bem estar, muitos dos que iniciam a prática acabam desistindo depois de um tempo com a sensação de que estavam fazendo tudo errado. Com base em sua prática diária desde 2002, ele ajuda pessoas a superar obstáculos comuns e cria maneiras de lidar com os desafios que todos enfrentam quando tentam controlar ou focar sua atenção. Daron faz um paralelo entre mindfulness e exercício físico, e diz que “da mesma forma que o exercício regular melhora seu bem-estar físico, treinar sua atenção transforma positivamente sua mente e o modo como você enfrenta os desafios do dia-a-dia. ”

Por que não estamos ensinando mindfulness para você? – AnneMarie Rossi

Why Aren’t We Teaching You Mindfulness

“Nesta poderosa palestra, AnneMarie conta sua experiência levando técnicas de mindfulness para abrigos de sem-tetos e compartilha os resultados de sua pesquisa sobre como mindfulness pode quebrar traumas e nos preparar para o sucesso. Ela é fundadora e diretora da “Be Mindful”, uma associação sem fins lucrativos de instrutores de mindfulness dedicada a tornar a prática acessível a todos. 

Auto-transformação através do mindfulness – Dr. David Vago

Self-Transformation Through Mindfulness

“Como nossas percepções, emoções e pensamentos diários moldam o nosso “Eu”? O neurocientista cognitivo David Vago mostra como treino mental envolvendo meditação e mindfulness podem afetar nossos hábitos mentais de maneira positiva. Aprenda como cada momento representa uma oportunidade para mudar o nosso cérebro e influenciar a nossa saúde e longevidade tanto consciente quanto inconscientemente.

Gostou dos vídeos? Não se esqueça de nos contar qual é o seu favorito e por que!

Leave a Reply

Close Menu
×
×

Cart